NR 12 – Segurança em máquina e equipamentos

A NR12, é uma das normas mais relevantes desde 2012, e trouxe um direcionamento importante ao cenário nacional na adequação de máquinas e equipamentos. Nesse post falaremos de uma forma mais detalhada acerca da NR e como acontece nossa consultoria voltada para estas especificações.

Vamos lá? 

Inventário

O inventário contém a relação de máquinas e equipamentos existentes na empresa, abordando suas principais características, localizações e sistemas de segurança já existentes e constituindo base para a gestão da segurança.

A última alteração da norma, ocorrida em julho de 2019, fez com que o inventário deixasse de ser item obrigatório. Entretanto, por ter sido comumente utilizado no gerenciamento interno das empresas em relação ao seu parque e servir de base para os órgãos fiscalizadores, mesmo deixando de ser item obrigatório, algumas empresas ainda possuem e solicitam sua elaboração/atualização, por entenderem a importância que tinha o documento referente a aderência aos requisitos da norma.

Apreciação de riscos

A apreciação de riscos constitui etapa fundamental para o gerenciamento desses, em máquinas e em atendimento a NR 12. Por meio de um processo que compreende a análise e a avaliação de riscos, permite contemplar as dimensões dos riscos existentes e as necessidades de medidas de controle para um ambiente de trabalho seguro.

Abaixo, podemos ver a apreciação realizada conforme metodologia estabelecida pela NBR ISO 12.100:

  • Análise de riscos.
  • Determinação dos limites da máquina.
  • Identificação dos perigos.
  • Estimativa de riscos (HRN – Hazard Rating Number).
  • Avaliação de riscos.

Conceituação de segurança

A conceituação de segurança é parte da apreciação citada no tópico anterior. Têm especial importância na determinação das medidas de controles necessárias e permite alcançar um padrão de segurança ideal, atendendo a NR 12 e assegurando que tais medidas não interfiram nas condições de operação e manutenção nos padrões de produtividade e confiabilidade.

A conceituação de segurança é realizada tomando-se por base:

  • Avaliação de riscos.
  • Exigências da NR 12 e demais legislações aplicáveis.
  • Aspectos de operação e manutenção.
  • Possíveis soluções, considerando-se a viabilidade técnica e financeira.

Buscando minimizar as interferências nos processos produtivo e de manutenção, as soluções propostas são apresentadas para aprovação pelas respectivas áreas

As soluções irão se basear em proteções fixas, proteções móveis, sinalizações e medidas administrativas.

Para as proteções móveis, que possuem sistemas intertravados, como o uso de chaves de segurança, cortinas de luz, scanner de segurança, entre outras, será determinado a Categoria de Segurança que esta proteção móvel deverá atender, com base na ABNT NBR 14153 e/ou a Performance Level (PLr) com base na ABNT NBR 13849.

E qual a diferença entre estas normas?

Em 2013 foi publicada a norma ABNT NBR 14153, que define o conceito de categoria de segurança que está ligado a arquitetura do sistema de segurança aplicado e definido na apreciação de riscos. Esta é uma norma determinística, que só permite a adoção de componentes de linha safety no sistema de intertravamento da máquina ou equipamento.

Com a última alteração da NR 12 ocorrida em julho de 2019, entrou em vigor também a norma ABNT NBR ISO 13849 – Partes de sistemas de comando relacionados à segurança – que é uma adoção da norma ISO de mesmo número, amplamente difundida na Europa. A ABNT NBR ISO 13849 é uma norma bastante robusta e traz ferramentas e princípios importantes para aplicação de dispositivos de segurança respeitando os requisitos dos níveis de performance requeridos (Performance Level – PLr).

A ABNR NBR 13849 traz conceitos baseados não somente na arquitetura dos sistemas de segurança, mas também agrega o conceito de confiabilidade dos componentes instalados e da instalação como um todo. Ou seja, é uma norma probabilística, que através de análise dos componentes utilizados permite determinar quando o circuito intertravado poderá gerar uma falha.

Em linhas gerais, os projetos de intertravamento baseados na ABNT NBR 13849 podem gerar economia significativa na adequação de máquinas e equipamentos, sem perder a segurança, pois em alguns casos permite a utilização de dispositivos que não sejam da linha safety, normalmente mais caros.

Projetos executivos dos sistemas

Os projetos executivos tornam mais rápidos, precisos e confiáveis os processos de orçamento e adequação dos sistemas de segurança das máquinas, além de atender à legislação (NR12).

Projetos executivos dos sistemas de segurança podem abranger:

  • Projeto elétrico.
  • Projeto mecânico.
  • Projeto hidráulico.
  • Projeto pneumático.

Os projetos executivos dos sistemas de segurança são desenvolvidos considerando-se:

  • Conceituação de segurança.
  • Legislação e normas técnicas aplicáveis.
  • Levantamentos em campo (medições, etc.).
  • Documentação disponível (projetos existentes, diagramas, manuais, etc.)

Laudo de conformidade

O laudo de conformidade informa se a máquina está segura e atende plenamente à NR 12, ou se necessita ainda de adequações.

É realizada por meio de inspeção visual de campo e testes dos sistemas de segurança instalados, verificando o adequado funcionamento e comparando-os à conceituação de segurança e/ou aos projetos executivos estabelecidos.

CONTE COM A ITTUS PARA:

  • Elaboração de Inventário de Máquinas e Equipamentos.
  • Elaboração de Apreciação de Risco – Conceituação de Segurança.
  • Projeto e adequação das proteções determinadas na apreciação de riscos.
  • Laudo de Conformidade.

Confira outros artigos

Institucional

A importância do assistente técnico da empresa durante uma perícia trabalhista

A Importância do Assistente Técnico da Empresa durante uma Perícia Trabalhista No cenário atual das relações trabalhistas, questões relacionadas à insalubridade, periculosidade e acidentes do trabalho... Leia mais.

SSO

Ergonomia e a nova NR17

Você sabe o que são as siglas AEP e AET e qual a importância? A Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP) e a Análise Ergonômica do Trabalho (AET)... Leia mais.